SUGESTÕES, MENSAGENS, LEMBRANÇAS, LER COMENTÁRIOS POSTADOS,
CLIQUE EM "COMENTÁRIOS"

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ECC... ENS... EMM... SCHOENSTATT...

É muito importante que os casais caminhem juntos dentro “da sua igreja”. No nosso caso, na Igreja Católica. A “nossa Igreja” é rica em Movimentos que nos ajudam a termos consciência de que Deus anseia que nós vivamos o nosso relacionamento de forma responsável e íntima e que esse Plano de Deus responde aos nossos mais profundos anseios, como marido e mulher, de viver uma relação responsável e amorosa. Mas vou me ater a quatro desses Movimentos que nós vivenciamos.

ECC – Encontro de Casais com Cristo.
A convite do frei Guido, nosso Orientador Espiritual desde a época do namoro, fizemos o 26o ECC na Porciúncula. O Encontro começou na sexta-feira à noite, sábado o dia todo, terminando no domingo na missa das 18h. Depois fomos organizados em círculos de, no máximo, 8 casais, sendo dirigido por um casal que fez e trabalhou em Encontros anteriores. As reuniões são mensais nas residências dos casais.
Sua mística: O Encontro de Casais com Cristo – ECC - é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui)Diocese. Acesse o site do ECC.

ENS – Equipes de Nossa Senhora
Nós e mais 6 casais fomos convidados a participar de uma reunião para conhecermos o Movimento das ENS. Depois passamos alguns meses sendo “pilotados”, preparados para sermos uma Equipe. Oficializamos a nossa entrada em 1996. Cada Equipe recebe, por escolha dos próprios casais, o nome de uma Nossa Senhora. A nossa Equipe passou a se chamar Equipe Nossa Senhora Rosa Mística. A Equipe é acompanhada por um Sacerdote Conselheiro Espiritual, as reuniões são mensais nas residências dos casais e há um retiro anual.
Sua mística: Movimento de Casais por uma Espiritualidade Conjugal. Acesse o site das ENS.

EMM – Encontro Matrimonial Mundial
Fomos convidados, por +/- 2 anos, para participarmos do EMM, até que a oportunidade surgiu.
Fizemos o FDS – Fim De Semana. Trata-se de um retiro que começa na sexta-feira à noite e termina do domingo à tarde. Depois os casais formam uma nova Comunidade ou são inseridos em Comunidades já existentes. Nós pertencemos a Comunidade Decisão de Amar. O nome da Comunidade é escolhido pelos próprios casais. As reuniões são mensais.
Sua mística: Fortalecer o relacionamento do casal, o relacionamento do sacerdote, religiosos/as com seu povo, dando ênfase ao valor da intersacramentalidade. Acesse o site do EMM.

Movimento Apostólico de Schoenstatt
As minhas filhas começaram cedo no Movimento. Foram Apóstolas Luzentes de Maria e a mais nova participa da JUFEM – Juventude Feminina de Schoenstatt. Começamos a receber a Imagem Peregrina da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt e atualmente somos Casal Missionário responsável por 30 famílias que recebem a visita da Imagem Peregrina.
Sua essência espiritual: Aliança de Amor que as famílias selam com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Acesse o site da Mãe Peregrina.

É uma caminhada sem volta.
Graça a Deus!

Um comentário: